19 de fev. de 2008

Física


Física
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Wikipédia possui oPortal de física
{{{Portal2}}}
{{{Portal3}}}
{{{Portal4}}}
{{{Portal5}}}
Física é a ciência que trata dos componentes fundamentais do Universo, as forças que eles exercem, e os resultados destas forças. O termo vem do grego φύσις (physike), que significa natureza, pois nos seus primórdios ela estudava indistintamente muitos aspectos do mundo natural. A Física difere da Química ao lidar menos com substâncias específicas e mais com a matéria em geral, embora existam áreas que se cruzem como a Físico-química (intimidade da matéria). Desta forma, os físicos estudam uma vasta gama de fenômenos físicos em diversas escalas de comprimento: das partículas subatômicas das quais toda a materia é originada até o comportamento do universo material como um todo (Cosmologia).
Como ciência, a Física faz uso do método científico. Baseia-se essencialmente na Matemática e na Lógica quando da formulação de seus conceitos.
Índice[esconder]
1 Divisões
1.1 Áreas da Física
2 Filosofia da Física
3 Ver também
4 Ligações externas
//

[editar] Divisões
Um sistema de divisão da Física pode ser feito levando-se em conta a magnitude do objeto em análise. A física quântica trata do universo do muito pequeno, dos átomos e das partículas que compõem os átomos; a física clássica trata dos objetos que encontramos no nosso dia-a-dia; e a física relativística trata de situações que envolvem grandes quantidades de matéria e energia.
A divisão mais tradicional, no entanto, é aquela feita de acordo com as propriedades mais estudadas nos fenômenos. Daí temos a Mecânica, quando se estudam objetos a partir de seu movimento ou ausência de movimento, e também as condições que provocam esse movimento; a Termodinâmica, quando se estudam o calor, o trabalho, as propriedades das substâncias, os processos que as envolvem e as transformações de uma forma de energia em outra; o Electromagnetismo quando se analisam as propriedades elétricas, aquelas que existem em função do fluxo de elétrons nos corpos; a Ondulatória, que estuda a propagação de energia pelo espaço; a Óptica, que estuda os objetos a partir de suas impressões visuais; a Acústica, que estuda os objetos a partir das impressões sonoras; e mais algumas outras divisões menores.

[editar] Áreas da Física
Áreas principais
Mecânica
Cinemática
Dinâmica
Estática
Hidrostática
Hidrodinâmica
Aerostática
Aerodinâmica
Termologia
Termodinâmica
Calorimetria
Ondulatória
Acústica
Óptica
Electromagnetismo
Magnetismo
Eletricidade
Fìsica de Semicondutores
Física Moderna
Teoria da relatividade
Relatividade geral
Relatividade restrita
Física de Partículas
Física Subatômica
Física Atômica
Física Molecular
Física Nuclear
Mecânica Quântica
Mecânica Estatística
Aplicações na tecnologia
Eletrônica
Física computacional
Outras áreas
Física de Materiais
Mecânica estatística
Física Matemática
Física de Plasmas
Oceanografia
Econofísica
Física atmosférica
Aplicações em outras ciências
Físico-química (na química)
Astrofísica (na astronomia)
Geofísica (na geologia)
Biofísica (na biologia)
Física Médica (na medicina)
Agrofísica (na agronomia)

[editar] Filosofia da Física
Muito sobre a filosofia que envolve a física pode ser encontrado em Filosofia, Metafísica, Ciência e método científico. Entretanto, existem filosofias peculiares da Física.
Um exemplo de filosofia física é o Determinismo Científico, que diz que tudo que existe não passa de partículas e que o movimento dessas partículas é determinado para sempre quando determina-se a posição e a velocidade da partícula no momento atual. Ou seja, conhecendo a posição de todas as coisas e a sua velocidade, poderia se conhecer todo o passado e o futuro. O determinismo stricto sensu não existe na Física Quântica, pela qual só se pode determinar probabilidades de posições e velocidades, nunca valores exatos.
Um exemplo de filosofia muito forte entre os físicos é o Reducionismo. Segundo essa linha de pensamento, é possível escrever leis básicas que descrevem o comportamento do Universo. Todo tipo de conhecimento poderia ser reduzido a essas leis básicas. Por exemplo, acredita-se que todos os fenômenos químicos possam ser deduzidos da Física Quântica, se o número de cálculos envolvidos for viável. Um dos propósitos da Física, talvez o principal, é encontrar essas leis básicas que regem o Universo. O Reducionismo coloca a Física na posição da ciência mais básica de todas, pois a partir dela seria possível se obter todas as outras. Isso quer dizer que todos os conceitos das outras ciências poderiam ser reduzidos a conceitos físicos. Entretanto, ao contrário do que pode parecer, essa visão não tenta caracterizar as outras ciências como inúteis, pois o conhecimento das leis básicas não garante que seja viável tratar sistemas complexos sem se utilizar de conceitos derivados delas. Por exemplo, muitos conceitos da Química são úteis porque não é viável nem necessário tratar os sistemas puramente com Física Quântica.

[editar] Ver também
Problemas não solucionados da Física
Olimpíada Brasileira de Física
Unidades de medida
Lista de grupos de pesquisa em física
Vector (espacial)

[editar] Ligações externas

O Wikcionário possui o verbete: Física

O Wikilivros possui livros e publicações sobre: Física

Campos de estudo da FísicaAcústica Electromagnetismo Eletrônica Ondulatória Óptica TermologiaAstrofísica Biofísica Físico-química Geofísica Física médica
Física: Moderna Atômica Molecular Nuclear de Partículas da matéria condensada
Mecânica: Clássica dos Fluidos Quântica
Relatividade: Geral Restrita

Campos de estudo das ciências
Matemática Filosofia
Ciências Naturais: Astronomia Biologia Geologia Geografia Física Paleontologia Química
Ciências Sociais: Antropologia Comunicação Direito Economia Educação Física Educação História Lingüística Política Sociologia
Ciências Aplicadas: Administração Agronomia Arquitectura e Urbanismo Computação Design Engenharia Farmacologia Medicina Nutrição Tecnologia
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%ADsica"
Categorias: Ciências exatas Ciências físicas Física
Vistas
Artigo
Discussão
Editar
História
Ferramentas pessoais
Criar conta Entrar

if (window.isMSIE55) fixalpha();
Navegação
Página principal
Os melhores artigos
Eventos atuais
Página aleatória
Portais
colaboração
Portal comunitário
Mudanças recentes
Ajuda
Donativos
Busca

Ferramentas
Artigos afluentes
Novidades relacionadas
Carregar arquivo
Páginas especiais
Versão para impressão
Enlace permanente
Citar este artigo


Esta página foi modificada pela última vez a 18h39min, 18 de Fevereiro de 2008.
O texto desta página está sob a GNU Free Documentation License.Os direitos autorais de todas as contribuições para a Wikipédia pertencem aos seus respectivos autores (mais informações em direitos autorais).
Política de privacidade
Sobre a Wikipédia
Avisos gerais
if (window.runOnloadHook) runOnloadHook();

Matemática

Matemática
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


ATENÇÃO: Este artigo ou secção não cita as suas fontes ou referências, em desacordo com a política de verificabilidade. Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes no corpo do texto ou em notas de rodapé.


Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo.Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

A Wikipédia possui oPortal de matemática
{{{Portal2}}}
{{{Portal3}}}
{{{Portal4}}}
{{{Portal5}}}
A Matemática (do grego máthēma (μάθημα): ciência, conhecimento, aprendizagem; mathēmatikós (μαθηματικός): apreciador do conhecimento) é a ciência do raciocínio lógico. Ela envolve uma permanente procura da verdade. É rigorosa e precisa. Embora muitas teorias descobertas há longos anos ainda hoje se mantenham válidas e úteis, a Matemática continua permanentemente a modificar-se e a desenvolver-se.

Um astrónomo chinês.
Na visão moderna[carece de fontes?], é a investigação de estruturas abstratas definidas axiomaticamente, usando a lógica formal como estrutura comum. As estruturas específicas geralmente têm sua origem nas ciências naturais, mais comumente na Física, mas os matemáticos também definem e investigam estruturas por razões puramente internas à matemática, por exemplo, ao perceberem que as estruturas fornecem uma generalização unificante de vários subcampos ou uma ferramenta útil em cálculos comuns.
Historicamente[carece de fontes?], as disciplinas básicas dentro da matemática surgiram da necessidade de se efetuarem cálculos no comércio, medir terras e predizer eventos astronômicos. Estas três necessidades podem ser grosso modo relacionadas com as grandes subdivisões da matemática: o cáculo básico (somas, subtracções, multiplicações e divisões), o estudo das estruturas, o estudo dos espaços (cáculos de áreas e volumes através do cáculo básico) e o estudo das alterações.
O primeiro objeto conhecido que atesta a habilidade de cálculo é dos Ishango, e data de 20.000 anos atrás. O desenvolvimento da matemática permeou as primeiras civilizações, e tornou possível o desenvolvimento de aplicações concretas: o comércio, o manejo de plantações, a medição de terra, a previsão de eventos astronômicos, e por vezes, a realização de rituais religiosos.
O estudo de estruturas matemáticas começa com a aritmética dos números naturais e segue com a extração de raízes quadradas e cúbicas, a resolução de algumas equações polinôminais de grau 2, a trigonometria e o cálculo das frações, entre outros tópicos.
Tais desenvolvimentos são creditados às civilizações acadiana, babilônica, egípcia, chinesa, ou ainda, àquelas do vale dos Indus. Na civilização grega, a matemática, influencida pelos trabalhos anteriores, e pelas especulações filosóficas, se tornaram mais abstratas. Dois ramos se distinguiram, a aritmética e a geometria. Além disto, formalizou-se as noções de demonstração e a definição axiomática dos objetos de estudo. Os Elementos de Euclides relatam uma parte dos conhecimentos geométricos na Grécia do século III a.d.
A civilização islâmica permitiu que a herança grega fosse conservada, e propiciou seu confronto com as descobertas chinesas e hindus, notadamente na questão da representação numérica [ref. necessária]. Os trabalhos matemáticos se desenvolveram consideravelmente tanto na trigonometria (introdução das funções trigonométricas), quanto na aritimética. Desenvolveu-se ainda a análise combinatória, a análise numérica e a álgebra de polinômios.
Durante Renascentismo, uma parte dos textos árabes foram estudados e traduzidos para o latim. A pesquisa matemática, se concentrou então, na Europa. O cálculo algébrico se desenvolveu rapidamente com os trabalhos dos franceses Viète e René Descartes. Em seguida, Newton e Leibiniz descobriram a noção de cálculo infinitesimal e introduziram a noção de fluxor (vocábulo abandonado posteriormente). Ao longo dos séculos XVIII e XIX, a matemática se desenvolveu fortemente com a introdução de novas estruturas abstratas, notadamente os grupos (graças aos trabalhos de Évariste Galois) sobre a resolubilidade de equações polinomiais, e os anéis definidos nos trabalhos de Richard Dedekind.
As regras que governam as operações aritméticas são as da Álgebra elementar e as propriedades mais profundas dos números inteiros são estudadas na teoria dos números. A investigação de métodos para resolver equações leva ao campo da Álgebra abstrata, que, entre outras coisas, estuda anéis e corpos – estruturas que generalizam as propriedades possuídas pelos números. O conceito de vetor, importante para a física, é generalizado no espaço vetorial e estudado na Álgebra linear, pertencendo aos dois ramos da estrutura e do espaço.

O ensino da geometria.
O estudo do espaço se originou com a Geometria, primeiro com a Geometria euclidiana e a Trigonometria; mais tarde foram generalizadas nas geometrias não-Euclidianas, as quais cumprem importante papel na formulação da teoria da relatividade. A teoria de Galois permitiu resolverem-se várias questões sobre construções geométricas com régua e compasso. A Geometria diferencial e a Geometria algébrica generalizam a geometria em diferentes direções: a Geometria diferencial enfatiza o conceito de sistemas de coordenadas, equilíbrio e direção, enquanto na Geometria algébrica os objetos geométricos são descritos como conjuntos de solução de equações polinomiais. A teoria dos grupos investiga o conceito de simetria de forma abstrata e fornece uma ligação entre os estudos do espaço e da estrutura. A topologia conecta o estudo do espaço e o estudo das transformações, focando-se no conceito de continuidade.
Entender e descrever as alterações em quantidades mensuráveis é o tema comum das ciências naturais e o cálculo foi desenvolvido como a ferramenta mais útil para fazer isto. A descrição da variação de valor de uma grandeza é obtida por meio do conceito de função. O campo das equações diferenciais fornece métodos para resolver problemas que envolvem relações entre uma grandeza e suas variações. Os números reais são usados para representar as quantidades contínuas e o estudo detalhado das suas propriedades e das propriedades de suas funções consiste na análise real, a qual foi generalizada para análise complexa, abrangendo os números complexos. A análise funcional trata de funções definidas em espaços de dimensões tipicamente infinitas, constituindo a base para a formulação da mecânica quântica, entre muitas outras coisas.
Para esclarecer e investigar os fundamentos da matemática, foram desenvolvidos os campos da teoria dos conjuntos, lógica matemática e teoria dos modelos.
Quando os computadores foram concebidos, várias questões teóricas levaram à elaboração das teorias da computabilidade, complexidade computacional, informação e informação algorítmica, as quais são investigadas na ciência da computação.

O conjunto de Mandelbrot.
Uma teoria importante desenvolvida pelo ganhador do Prêmio Nobel, John Nash, é a Teoria dos jogos, que possui atualmente aplicações nos mais diversos campos, como no estudo de disputas comerciais.
Os computadores também contribuíram para o desenvolvimento da teoria do caos, que trata com o fato que muitos sistemas dinâmicos obedecem a leis que, na prática, tornam seu comportamento imprevisível. A teoria do caos tem relações estreitas com a geometria dos fractais, como o conjunto de Mandelbrot.
Um importante campo na matemática aplicada é a Estatística, que permite a descrição, análise e previsão de fenômenos aleatórios e é usada em todas as ciências. A análise numérica investiga os métodos para resolver numericamente e de forma eficiente vários problemas usando computadores e levando em conta os erros de arredondamento. A matemática discreta é o nome comum para estes campos da matemática úteis na ciência computacional.
Segue uma lista dos tópicos matemáticos.

A Wikipédia possui a categoria:Matemática
Índice[esconder]
1 Biografias
2 Conceitos relacionados
3 Espaço
4 Estrutura
5 Fatos da Matemática
6 Fundações e Métodos
7 Matemática Aplicada
8 Matemática Discreta
9 Prémios
10 Quantidades
11 Softwares Proprietários
12 Softwares Livres
13 Teoremas e Conjecturas Famosas
14 Teorias
15 Transformações
15.1 Números
15.2 Estrutura
15.3 Espaço
15.4 Variações
15.5 Matemática discreta
16 Olimpíadas
17 Ligações externas
//

[editar] Biografias

Leonhard Euler.
Blaise Pascal
Carl Friedrich Gauss
David Hilbert
Isaac Newton
John Forbes Nash
Kurt Gödel
Leonhard Euler
Max Noether
Paul Erdös
Pierre de Fermat
Pierre Simon Laplace
Pitágoras
René Descartes
Outros Matemáticos

[editar] Conceitos relacionados
Analogia - Número aleatório

[editar] Espaço
Topologia -- Geometria -- Trigonometria -- Geometria Algébrica -- Geometria diferencial -- Topologia Diferencial -- Topologia Algébrica -- Álgebra Linear -- Espaços Métricos

[editar] Estrutura
Álgebra Abstrata -- Teoria dos Números -- Geometria Algébrica -- Teoria dos grupos -- Monóides -- Análise matemática -- Topologia -- Álgebra Linear -- Álgebras de Lie -- Teoria dos grafos -- Álgebra Universal -- Teoria das Categorias -- Teoria das Representações

[editar] Fatos da Matemática
Cronologia da história da matemática -- História da matemática -- Matemáticos -- Problemas em aberto da Matemática -- O grupo Bourbaki

[editar] Fundações e Métodos
Filosofia da Matemática -- Intuição Matemática -- Construtivismo Matemático -- Fundamentos da Matemática -- Teoria dos Conjuntos -- Lógica Simbólica -- Teoria dos Modelos -- Teoria das Categorias -- Teorema -- Símbolos Matemáticos -- Fundamentos da Geometria

[editar] Matemática Aplicada
Análise Numérica -- Otimização -- Probabilidade -- Estatística -- Problemas Lógicos -- Investigação Operacional -- Matemática computacional

[editar] Matemática Discreta
Combinatória -- Teoria Básica de Conjuntos -- Probabilidade -- Estatística -- Teoria da Computação -- Matemática Discreta -- Criptografia -- Teoria dos Grafos -- Teoria dos Jogos -- Modelagem computacional

[editar] Prémios
Prémio Abel -- Prémio Problemas do Milênio (Clay Math Prize) -- Medalha Fields -- Competições Matemáticas

[editar] Quantidades
Números -- Números naturais -- Inteiros -- Números Racionais -- Números Reais -- Números Complexos -- Números Hipercomplexos -- Quaterniões -- Octoniões -- Sedeniões -- Números Hiperreais -- Números Surreais -- Números Ordinais -- Números Cardinais -- Números p-ádicos -- Seqüências de Inteiros -- Constantes Matemáticas -- Nomenclatura dos Números -- Infinito -- Falha Lógica

[editar] Softwares Proprietários
Derive
Maple
Mathematica
Matlab

[editar] Softwares Livres
Maxima
Octave
Scilab

[editar] Teoremas e Conjecturas Famosas
Último Teorema de Fermat -- Hipótese de Riemann -- Hipótese do Continuum -- Conjectura de Goldbach -- Conjectura dos Primos Gêmeos -- Teorema da Divergência -- Teorema da Incompletude de Gödel -- Conjectura de Poincaré -- Argumento da Diagonal de Cantor -- Teorema de Pitágoras -- Teorema do Limite Central -- Teorema Fundamental do Cálculo -- Teorema Fundamental da Álgebra -- Teorema das quatro cores -- Lema de Zorn -- Produtos Notáveis

[editar] Teorias
Teoria dos números
Teoria dos Jogos
Teoria das categorias
Teoria dos conjuntos
Teoria dos grupos
Teoria das singularidades

[editar] Transformações
Aritmética -- Cálculo -- Cálculo Vetorial -- Análise -- Equações Diferenciais -- Sistemas dinâmicos -- Teoria do Caos -- Cálculo Fracional -- Lista de funções -- Polinômio de Taylor
Matemática é a ciência que tem por objecto de estudo as relações entre os números, as formas, as grandezas e as operações entre estes elementos;
Matemáticas: conjunto de ciências em que intervêm as teorias dos números;
Matemáticas aplicadas: as que consideram as grandezas em determinados corpos ou assuntos;
Matemáticas Mistas: as que consideram as propriedades da grandeza em certos corpos ou fenômenos particulares, como a Astronomia e a Mecânica;
Matemáticas Puras: as que estudam as propriedades da grandeza em abstrato como a Geometria e a Álgebra.

[editar] Números
A matemática inclúi o estudo dos números e quantidades.
Números naturais
Números Inteiros
Números racionais
Números reais
Números complexos
π
Aritmética
Constante matemática
Número ordinal
Número cardinal

[editar] Estrutura
Muitos objetos matemáticos, tais como conjuntos de números e funções matemáticas, exibem uma estrutura interna. As propriedades estruturais desses objetos são investigadas através do estudo de grupos, anéis, corpos e outros sistemas abstratos, que são eles mesmos tais objetos. Este é o campo da álgebra abstrata. Um conceito importante é a noção de vetor, que se generaliza quando são estudados os espaços vetoriais em álgebra linear. O estudo de vetores combina três das áreas fundamentais da matemátic: quantidade, estrutura e espaço.
Algumas áreas da matemática estudam a estrutura que um objeto possui.





(()(()()))
Teoria de números
Álgebra abstrata
Álgebra linear
Teoria da ordem
Teoria de grafos
Teoria de operadores

[editar] Espaço
Algumas áreas da matemática estudam o arranjo e a disposição das coisas.





Topologia
Geometria
Trigonometria
Geometria diferencial
Geometria fractal

[editar] Variações
Formas de expressar e manipular variações das funções.


Cálculo
Cálculo vetorial
Análise


Equações diferenciais
Sistemas dinâmicos
Teoria do caos

[editar] Matemática discreta
Matemática discreta trata de objetos que podem estar apenas em certas situações, chamados estados, e nenhuma outra situação:




Combinatória
Teoria ingênua dos conjuntos
Teoria da computação
Criptografia
Teoria de grafos

[editar] Olimpíadas
OBM Olimpíada Brasileira de Matemática
OPM Olimpíada Paulista de Matemática
OBMEP Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
IMO Olimpíada Internacional de Matemática

[editar] Ligações externas
Outros projectos Wikimedia também contêm material sobre este artigo:

Citações no Wikiquote

Livros textos no Wikilivros

Definições no Wikcionário
IMPA Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - Brasil (em português)
Olimpíadas Portuguesas da Matemática
Olimpíada Brasileira de Matemática
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
Olimpíada Paulista de Matemática
Olimpíada de Matemática do Estado de Goiás

Campos de estudo das ciências
Matemática Filosofia
Ciências Naturais: Astronomia Biologia Geologia Geografia Física Paleontologia Química
Ciências Sociais: Antropologia Comunicação Direito Economia Educação Física Educação História Lingüística Política Sociologia
Ciências Aplicadas: Administração Agronomia Arquitectura e Urbanismo Computação Design Engenharia Farmacologia Medicina Nutrição Tecnologia
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Matem%C3%A1tica"
Categorias: !Artigos com trechos que carecem de fontes desde Fevereiro de 2008 !Páginas a reciclar desde Fevereiro de 2008 !Artigos que carecem de fontes Matemática
Vistas
Artigo
Discussão
Editar
História
Ferramentas pessoais
Criar conta Entrar

if (window.isMSIE55) fixalpha();
Navegação
Página principal
Os melhores artigos
Eventos atuais
Página aleatória
Portais
colaboração
Portal comunitário
Mudanças recentes
Ajuda
Donativos
Busca

Ferramentas
Artigos afluentes
Novidades relacionadas
Carregar arquivo
Páginas especiais
Versão para impressão
Enlace permanente
Citar este artigo

Esta página foi modificada pela última vez a 20h31min, 18 de Fevereiro de 2008.
O texto desta página está sob a GNU Free Documentation License.Os direitos autorais de todas as contribuições para a Wikipédia pertencem aos seus respectivos autores (mais informações em direitos autorais).
Política de privacidade
Sobre a Wikipédia
Avisos gerais
if (window.runOnloadHook) runOnloadHook();

14 de fev. de 2008

Martin Lurther King - o maior pregador do ínicio do século XX



Martin Luther King
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Se procura o teólogo alemão da Reforma Protestante, consulte Martinho Lutero.

Martin Luther King
O Dr. Martin Luther King, Jr. (15 de janeiro de 1929, Atlanta, Geórgia4 de abril de 1968, Memphis, Tennessee) foi um pastor e ativista político estadunidense. Pertencente à Igreja Batista, tornou-se um dos mais importantes líderes do ativismo pelos direitos civis (para negros e mulheres, principalmente) nos Estados Unidos e no mundo, através de uma campanha de não-violência e de amor para com o próximo. Se tornou a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato. Seu discurso mais famoso e lembrado é "Eu Tenho Um Sonho".
Índice[esconder]
1 Vida familiar
1.1 Casamento e filhos
2 Ativismo político
3 Bibliografia e referências
4 Ligações externas
//

[editar] Vida familiar
Luther King nasceu em Atlanta, filho de Martin Luther King (pai) e Alberta Williams King (registros de nascimentos para Martin Luther King Junior confirmam seu nome como sendo Michael)[carece de fontes?]. King se graduou no Morehouse College, em 1948, com um bacharelado em sociologia. No Morehouse, King foi mentorado por Benjamin Mays, um ativista dos direitos civis. Em 1951 viria a formar-se no Seminário Teológico Crozer, em Chester, Pensilvânia, e em 1954 se tornou pastor da Igreja Batista, em Montgomery, Alabama. Em 1955 recebeu um PhD em Teologia Sistemática pela Universidade de Boston, razão pela qual muitos se referem à ele como Doutor Martin Luther King.

[editar] Casamento e filhos
Luther King se casou com Coretta Scott King (27 de Abril de 1927 - 30 de Janeiro de 2006) em 18 de junho de 1953. O pai de King realizou a cerimônia de casamento na casa dos pais de Scott em Marion, Alabama.
King e sua esposa vieram a ter quatro filhos:
Yolanda Denise King (17 de novembro de 1955, Montgomery, Alabama)
Martin Luther King (neto) (23 de outubro de 1957, Montgomery, Alabama)
Dexter Scott King (30 de janeiro de 1961, Atlanta, Georgia)
Bernice Albertine King (28 de março de 1963, Atlanta, Georgia)
Todos os quatro filhos de King seguiram os passos do pai como ativistas de direitos civis, apesar de que opiniões e crenças sejam bastante diferentes entre eles.

[editar] Ativismo político
Em 1955, Rosa Parks, uma mulher negra, se negou a dar seu lugar em um ônibus para uma mulher branca e foi presa. Os líderes negros da cidade organizaram um boicote aos ônibus de Montgomery para protestar contra a segregação racial em vigor no transporte. Durante a campanha de 381 dias, co-liderada por King, muitas ameaças foram feitas contra a sua vida, foi preso e viu sua casa ser atacada. O boicote foi encerrado com a decisão da Suprema Corte Americana em tornar ilegal a segregação em transporte público.
Depois dessa batalha, Martin Luther King participou da fundação da Conferência de Liderança Cristã do Sul (CLCS, ou em inglês, SCLC, Southern Christian Leadership Conference), em 1957. A CLCS deveria organizar o ativismo em torno da questão dos direitos civis. King manteve-se à frente da CLCS até sua morte, o que foi criticado pelo mais democrático e mais radical Comitê Não-Violento de Coordenação Estudantil (CNVCE, ou em inglês, SNCC, Student Nonviolent Coordinating Committee). O CLCS era composto principalmente por comunidades negras ligadas a igrejas Batistas. King era seguidor das idéias de desobediência civil não-violenta preconizadas por Mohandas Gandhi (líder político indiano também conhecido como Mahatma Gandhi), e aplicava essas idéias nos protestos organizados pelo CLCS. King acertadamente previu que manifestações organizadas e não-violentas contra o sistema de segregação predominante no sul dos EUA, atacadas de modo violento por autoridades racistas e com ampla cobertura da mídia, iriam criar uma opinião pública favorável ao cumprimento dos direitos civis; e essa foi a ação fundamental que fez do debate acerca dos direitos civis o principal assunto político nos EUA a partir do começo da década de 1960.

Martin Luther King Jr. profere o seu famoso discurso "Eu tenho um sonho" em março de 1963 frente ao Memorial Lincoln em Washington, durante a chamada "marcha pelo emprego e pela liberdade".
Ele organizou e liderou marchas a fim de conseguir o direito ao voto, o fim da segregação, o fim das discriminações no trabalho e outros direitos civis básicos. A maior parte destes direitos foi, mais tarde, agregada à lei estado-unidense com a aprovação da Lei de Direitos Civis (1964), e da Lei de Direitos Eleitorais (1965).
King e o CLCS escolheram com grande acerto os princípios do protesto não-violento, ainda que como meio de provocar e irritar as autoridades racistas dos locais onde se davam os protestos - invariavelmente estes últimos retaliavam de forma violenta. O CLCS também participou dos protestos em Alabany (1961-2), que não tiveram sucesso devido a divisões no seio da comunidade negra e também pela reação prudente das autoridades locais; a seguir participou dos protestos em Birmingham (1963), e do protesto em St. Augustine (1964). King, o CLCS e o CNVCE uniram forças em dezembro de 1964, no protesto ocorrido na cidade de Selma.
Em 14 de outubro de 1964 King se tornou a pessoa mais jovem a receber o Nobel da Paz, que lhe foi outorgado em reconhecimento à sua liderança na resistência não-violenta e pelo fim do preconceito racial nos Estados Unidos.
Com colaboração parcial do CNVCE, King e o CLCS tentaram organizar uma marcha desde Selma até a capital do Alabama, Montgomery, a ter início dia 25 de março de 1965. Já haviam ocorrido duas tentativas de promover esta marcha, a primeira em 7 de março e a segunda em 9 de março.
Na primeira, marcharam 525 pessoas por apenas 6 blocos; a intervenção violenta da polícia interrompeu a marcha. As imagens da violência foram transmitidas para todo o país, e o dia ganhou o apelido de Domingo Sangrento. King não participou desta marcha: encontrava-se em negociações com o presidente estado-unidense, e não deu sua aprovação para a marcha tão precoce.
A segunda marcha foi interrompida por King nas proximidades da ponte Pettus, nos arredores de Selma, uma ação que parece ter sido negociada antecipadamente com líderes das cidades seguintes. Este ato tresloucado causou surpresa e indignação de muitos ativistas locais.
A marcha finalmente se completou na terceira tentativa (25 de março de 1965), com a permissão e apoio do presidente Lyndon Johnson. Foi durante esta marcha que Stokely Carmichael (futuro líder dos Panteras Negras) criou a expressão "Black Power".
Antes, em 1963, King foi um dos organizadores da marcha em Washington, que inicialmente deveria ser uma marcha de protesto, mas depois de discussões com o então presidente John F. Kennedy, acabou se tornando quase que uma celebração das conquistas do movimento negro (e do governo) - o que irritou bastante ativistas mais radicais e menos ingênuos.
A partir de 1965 o líder negro passou a duvidar das intenções estadunidenses na Guerra do Vietnã. Em fevereiro e novamente em abril de 1967, King fez sérias críticas ao papel que os EUA desempanhavam na guerra. Em 1968 King e o SCLC organizaram uma campanha por justiça sócio-econômica, contra a pobreza (a Campanha dos Pobres), que tinha por objetivo principal garantir ajuda para as comunidades mais pobres do país.
Também deve ser destacado o impacto que King teve nos espetáculos de entretenimento popular. Ele conversou com a atriz negra do seriado Star Trek original, Nichelle Nichols, quando ela ameaçava sair do programa. Nichelle acreditava que o papel não estava ajudando em nada sua carreira e que o estúdio a tratava mal, mas King a convenceu de que era importante para o negro ter um representante num dos programas mais populares da televisão.
Martin Luther King era odiado por muitos segregacionistas do sul, o que culminou em seu assassinato no dia 4 de abril de 1968, momentos antes de uma marcha, num hotel da cidade de Memphis. James Earl Ray confessou o crime, mas anos depois repudiou sua confissão. A viúva de King, Coretta Scott King, junto com o restante da família do líder, venceu um processo civil contra Loyd Jowers, um homem que armou um escândalo ao dizer que lhe tinham oferecido 100 mil dólares pelo assassinato de King.Ħ
Em 1986 foi estabelecido um feriado nacional nos EUA para homenagear Martin Luther King, o chamado Dia de Martin Luther King - sempre na terceira segunda-feira do mês de janeiro, data próxima ao aniversário de King. Em 1993, pela primeira vez, o feriado foi cumprido em todos os estados do país.

[editar] Bibliografia e referências
GARROW JR., David. The FBI and Martin Luther King. New York : Penguin Books, 1981. ISBN 0140064869
BENNETT, Lerone. What manner of man; : a biography of Martin Luther King, Jr. New York : Pocket Books, 1968
BRANCH, Taylor. Parting the waters : America in the King years. New York : Simon and Schuster, 1989

[editar] Ligações externas
The King Center (em inglês)
Discurso: I Have a Dream (em inglês)
Página sobre Martin Luther King (em português)
BIOGRAFIAS
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Vencedor do Prémio Nobel de Paz de 1964

Precedido porCruz Vermelha
Prémio Nobel da Paz1964
Sucedido porFundo Internacional das Nações Unidas para o auxílio à infância (UNICEF)
Outros projectos Wikimedia também contêm material sobre este artigo:

Citações no Wikiquote

Imagens e media no Commons
Commons
Wikiquote
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Martin_Luther_King"
Categorias: !Artigos que carecem de fontes Prémio Nobel de Paz Não-violência Políticos dos Estados Unidos da América Pacifistas
Vistas
Artigo
Discussão
Editar
História
Ferramentas pessoais
Criar conta Entrar

if (window.isMSIE55) fixalpha();
Navegação
Página principal
Os melhores artigos
Eventos atuais
Página aleatória
Portais
colaboração
Portal comunitário
Mudanças recentes
Ajuda
Donativos
Busca

Ferramentas
Artigos afluentes
Novidades relacionadas
Carregar arquivo
Páginas especiais
Versão para impressão
Enlace permanente
Citar este artigo
Correlatos
Commons
Wikiquote
Outras línguas
Afrikaans
العربية
Asturianu
Azərbaycan
Български
Brezhoneg
Bosanski
Català
Česky
Cymraeg
Dansk
Deutsch
Ελληνικά
English
Esperanto
Español
Eesti
Euskara
فارسی
Suomi
Français
Frysk
Gaeilge
Gàidhlig
Galego
עברית
हिन्दी
Hrvatski
Magyar
Interlingua
Bahasa Indonesia
Ido
Íslenska
Italiano
日本語
Basa Jawa
ქართული
한국어
Kurdî / كوردی
Latina
Lëtzebuergesch
Lietuvių
Македонски
Bahasa Melayu
Nederlands
‪Norsk (nynorsk)‬
‪Norsk (bokmål)‬
Occitan
Polski
Runa Simi
Română
Русский
Sicilianu
Srpskohrvatski / Српскохрватски
Simple English
Slovenčina
Slovenščina
Српски / Srpski
Svenska
தமிழ்
ไทย
Tagalog
Türkçe
Українська
Tiếng Việt
ייִדיש
Yorùbá
中文
粵語


Esta página foi modificada pela última vez a 13h12min, 26 de Janeiro de 2008.
O texto desta página está sob a GNU Free Documentation License.Os direitos autorais de todas as contribuições para a Wikipédia pertencem aos seus respectivos autores (mais informações em direitos autorais).
Política de privacidade
Sobre a Wikipédia
Avisos gerais
if (window.runOnloadHook) runOnloadHook();