23 de mai. de 2008

Folha high-tech transforma luz do sol em energia elétrica

23/05/2008 - 11h01
Folha high-tech transforma luz do sol em energia elétrica
Equipamento com formato de folha foi apresentado em Kobe, no Japão. Novidade é resultado de parceria entre três organizações japonesas.
Da France Presse entre em contato
ALTERA OTAMANHO DA LETRA
A-
A+
Organizações japonesas apresentaram, nesta sexta-feira (23), uma célula solar que tem o formato de folha. Desenvolvida pela Mitsubishi, Tokki e Aist (Advanced Industrial Science and Technology), esse equipamento é considerado uma fonte de energia limpa, pois pode transformar a luz do sol em energia elétrica. O produto exibido em uma feira realizada em Kobe, no Japão, ainda não está disponível comercialmente.

10 de mai. de 2008

Arqueólogos alemães encontram palácio da rainha de Sabá na Etiópia


08/05/2008 - 12h14 - Atualizado em 08/05/2008 - 14h18
Arqueólogos alemães encontram palácio da rainha de Sabá na Etiópia
Local pode ter abrigado a Arca da Aliança e as tábuas com os Dez Mandamentos.Localização era um dos maiores mistérios da Antigüidade.
Da EFE entre em contato
ALTERA OTAMANHO DA LETRA
A-
A+
Saiba mais
» Professor israelense afirma que Moisés agiu sob efeito de alucinógenos
Arqueólogos alemães encontraram os restos do palácio da lendária rainha de Sabá na localidade de Axum, na Etiópia, e revelaram assim um dos maiores mistérios da Antigüidade, segundo anunciou a Universidade de Hamburgo.
"Um grupo de cientistas sob direção do professor Helmut Ziegert encontrou durante uma pesquisa de campo realizada nesta primavera européia o palácio da rainha de Sabá, datado do século X antes de nossa era, em Axum-Dungur", destaca o comunicado da universidade.
A nota diz que "nesse palácio pode ter ficado durante um tempo a Arca da Aliança", onde, segundo fontes históricas e religiosas, foram guardadas as tábuas com os Dez Mandamentos, que Moisés recebeu de Deus no Monte Sinai.
Os restos da casa da rainha de Sabá foram achados sob o palácio de um rei cristão.
"As investigações revelaram que o primeiro palácio da rainha de Sabá foi transferido pouco após sua construção, e levantado de novo orientado para a estrela Sirius", dizem os cientistas.
Os arqueólogos acreditam que Menelik I, rei da Etiópia e filho da rainha de Sabá e do rei Salomão, foi quem mandou construir o palácio em seu lugar definitivo.
Os arqueólogos alemães disseram que havia um altar no palácio, onde provavelmente ficou a Arca da Aliança, que, segundo a tradição, era um cofre de madeira de acácia recoberto de ouro.
As várias oferendas que os cientistas alemães encontraram no lugar onde provavelmente ficava o altar foram interpretadas pelos pesquisadores como um claro sinal de que a relevância especial do lugar foi transmitida ao longo dos séculos.
A equipe do professor Ziegert estuda desde 1999, em Axum, a história do início do reino da Etiópia e da Igreja Ortodoxa Etíope.
"Os resultados atuais indicam que, com a Arca da Aliança e o judaísmo, chegou à Etiópia o culto a Sothis, que foi mantido até o século VI de nossa era", afirmam os arqueólogos.
O culto, relacionado à deusa egípcia Sopdet e à estrela Sirius, trazia a mensagem de que "todos os edifícios de culto fossem orientados para o nascimento da constelação", explica a nota.
O comunicado também diz que "os restos achados de sacrifícios de vacas também são uma característica" do culto a Sirius praticado pelos descendentes da rainha de Sabá.