21 de mar. de 2008

Violência em Brotas

Diários
Aqui Salvador
Economia
Esportes
Exterior
Folha da Bahia
Política
Semanais
Bazar
Folia
Negócios
Trabalho
TV
Colunas
Discomania
Informe da Bahia
Informe JB
Marrom
Palavra do leitor
Panorama Econômico
Parabólica
Serviços
Assinatura
Expediente
Fale Conosco

Aqui SalvadorBazar CorreioNegócios Discomania Economia EsportesFolha da Bahia MarromParabólicaPoderRepórterTrabalhoTVVeículosViajar
Violência preocupa em Brotas

Moradores saem às ruas de branco para protestar contra aumento da criminalidade

Preocupados com a insegurança, moradores de Brotas saíram em caminhada pelas ruas do bairro, ontem pela manhã. Vestidos de branco e segurando flores e balões, também na cor que simboliza a paz, adultos e crianças protestaram contra o aumento da violência, atestado pelos números do Centro de Documentação e Estatística Policial (Cedep). De dezembro passado a janeiro de 2008 foram contabilizados, na região, 22 furtos a residência, 171 roubos a transeuntes, três assaltos a ônibus e 25 roubos de veículos. Na semana passada, o assassinato do técnico em segurança do trabalho Rolembergue Nascimento Rocha, 23 anos, morto com seis tiros, contribuiu para aumentar as estatísticas da violência na região.
Os pais do jovem assassinado não tiveram condições emocionais de participar da mobilização. Esteve no local apenas o irmão da vítima, Lino Nascimento, 27 anos. Emocionado, ele fez questão de reforçar a necessidade de mais policiamento em Brotas. “Meu irmão era uma pessoa de bem. Ele sequer bebia, não merecia morrer assim. É uma pena, mas aconteceu”, lamentou o parente. O jovem foi executado quando saiu para comprar um cachorro-quente, próximo ao Colégio Luís Viana Filho. Depois de ser abordado por dois homens, ele reagiu e levou seis tiros. Os bandidos fugiram levando o celular da vítima.
Brotas é um dos bairros mais populosos e antigos de Salvador. Os primeiros moradores chegaram à localidade há mais de três séculos. Residente da Rua Waldemar Falcão há 20 anos, a funcionária pública Maria Cavalcanti, 50 anos, e organizadora da mobilização, implorou para que os poderes públicos se preocupem mais com a questão da segurança da população. “Não é só aqui em Brotas, mas em toda Salvador. Estamos entregues a violência”, considerou. Segundo ela, Brotas tem se tornado um bairro muito violento. “Corremos riscos quando saímos às ruas e também quando estamos dentro de nossas casas”, avaliou.
Reivindicações - As principais exigências da comunidade são melhorias na segurança e na iluminação, em especial, nas ruas Waldemar Falcão e nas localidades que dão acesso ao Supermercado Extra, da Vasco da Gama, apontadas pelos moradores como locais de alto índice de assaltos e até de homicídios. A violência assusta também quem trabalha na região. É o caso do economista Waldir Reis. Ele considera que a situação tem se agravado a cada dia. “Os episódios são recorrentes e nada é feito”, assinalou. De acordo o Cedep, de dezembro a janeiro deste ano foram registrados sete roubos a casas comerciais.
A manifestação saiu da Praça Frei Hidelbrando, atrás do Colégio Estadual Luís Viana Filho, e teve início às 10h. Por pouco mais de uma hora, cerca de cem pessoas percorreram as ruas do bairro. Durante o protesto, acompanhado por uma viatura da Polícia Militar, o trânsito ficou lento na Avenida Dom João VI.
Versão para impressão

21/03/2008

Analfabeto é aprovado em concurso em Itabela


21/03/2008

Anote


21/03/2008

Arcebispo revela preocupação com início do período de chuvas


21/03/2008

Atraso no repasse municipal pode gerar suspensão no atendimento


21/03/2008

De volta ao mar


21/03/2008

Familiares de malabarista morto por PMs desaparecem


21/03/2008

Ferry-boat volta a registrar longas filas na véspera de feriado


21/03/2008

Moradores ainda desconhecem papel dos conselhos tutelares


21/03/2008

Morte nas estradas


21/03/2008

Queda no preço dos peixes e mariscos anima consumidores


21/03/2008

Segurança/Capturado na Bahia bando que assaltou mais de 20 bancos


21/03/2008

Segurança/Desarticulada quadrilha de traficantes


21/03/2008

Segurança/Ex-soldado PM é morto com nove tiros


21/03/2008

Segurança/Preso marinheiro acusado de violentar garotos


21/03/2008

Síndrome das pernas inquietas atinge 5% da população no país


21/03/2008

Técnica de médico brasileiro é reconhecida mundialmente



Notícias anteriores



00h13

Situação em abrigos é desafiadora para jovens

23h05

Confira notícias que foram destaque na semana

22h20

Suplente de vereador morre vítima de câncer

22h17

Carro atravessa avenida e pára na praia

21h51

Acusada de ser mandante de crime é presa

21h02

Leilão: visitação a lotes começa nesta segunda

20h31

Eventos religiosos modificam trânsito

19h53

Preso acusado de pedofilia em Morro de São Paulo



Nenhum comentário: