8 de abr. de 2008

Robôs podem substituir 3,5 milhões de pessoas no Japão até 2025

08/04/2008 - 11h28 - Atualizado em 08/04/2008 - 12h16
Robôs podem substituir 3,5 milhões de pessoas no Japão até 2025
Com mais robôs, humanos poderão se focar em 'coisas mais importantes', diz especialista.País espera que máquinas aliviem falta de mão-de-obra no mercado.
Da Reuters entre em contato
ALTERA OTAMANHO DA LETRA
A-
A+

Reuters
Aspirador da Fuji Heavy Industries já trabalha em dez edifícios do Japão (Foto: Reuters)
Os robôs podem ocupar os postos de trabalho de 3,5 milhões de pessoas no Japão até 2025, afirmou um grupo de especialistas, dizendo que isso pode ajudar a evitar a falta de mão-de-obra que pode se reduzir juntamente com a população do país.
Segundo estimativas do governo, até 2030 o país enfrentará uma queda de 16% no tamanho da sua força de trabalho conforme cresce o número de idosos, o que gera temores acerca de quem trabalhará num país que não está acostumado nem se mostra disposto a aceitar a imigração em grande escala.
Um grupo de especialistas, a Machine Industry Memorial Foundation, afirma que os robôs podem ajudar a preencher lacunas. Em vez de cada robô substituir uma pessoa, a fundação sugere que as máquinas podem ajudar as pessoas terem tempo para se focarem em coisas mais importantes.
O Japão pode economizar 2,1 trilhões de ienes (US$ 21 bilhões) em seguro de idosos em 2025 se usarem robôs que controlem a saúde dos mais velhos para que estes não dependam de cuidado médico humano, apontou a fundação.


Tarefas domésticas
Os acompanhantes podem economizar mais de uma hora por dia se os robôs os ajudarem a cuidar das crianças, idosos e nos trabalhos domésticos, dizem os especialistas. Entre as tarefas que podem ser desempenhadas estão a leitura de livros em voz alta ou ajudar o banho dos idosos.
Saiba mais
» Militares usam Wii e iPhone para controlar robôs
» Robô seria capaz de aprender línguas
» Robô voador vai comandar 'Big Brother' da polícia nas ruas de Miami
» Robô usa lábia para 'enrolar' humanos
» Robô japonês responde perguntas e fala 750 frases
» Robôs podem se tornar armas de terroristas, alerta especialista
» Autor de livro prevê sexo entre humanos e robôs em 40 anos
» Sem mão-de-obra, Noruega busca robôs para cuidar de idosos
"Os mais velhos estão atrasando suas aposentadorias até completarem 65 anos, creches estão sendo criadas para que as mulheres possam trabalhar durante o dia e há um movimento para aumentar a cota de trabalhadores estrangeiros. Mas nada disso pode combater a redução da força de trabalho", afirmou Takao Kobayashi, que trabalhou no estudo.
"Os robôs são importantes porque podem ajudar de alguma forma a aliviar a falta de mão-de-obra".
A taxa atual de fertilidade no Japão é de 1,3 filhos por mulher, bem abaixo do nível necessário para se manter a população. O governo calcula que, até 2025, cerca de 40 por cento da população terá mais de 65 anos, levantando a questão de como o país fará para tomar conta de seus numerosos idosos.
Kobayashi apontou que ainda é preciso mudar para que os robôs tenham um grande impacto na força de trabalho. "Existem os preços altos, as melhoras necessárias nas funções dos robôs, e também a mentalidade das pessoas, elas precisam ter vontade de usar os robôs".

Leia mais notícias de Tecnologia
initZoom('mudaFonte');

Nenhum comentário: