12 de fev. de 2008

A História do Protestantismo no mundo e Brasil

Protestantismo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cristianismo

História do Cristianismo
Teologia cristã
Santíssima Trindade[Esconder]

Deus, o pai

Jesus, o filho

Espírito Santo
A Bíblia
Igrejas Cristãs[Esconder]

Igreja Católica

Igreja Ortodoxa

Igreja Anglicana

Igreja Protestante
Catolicismo
Denominações cristãs
Culto cristão
Portal do Cristianismo
Protestantismo é a denominação do conjunto de igrejas cristãs e doutrinas que se identificam com as teologias desenvolvidas no século XVI na Europa Ocidental, na tentativa de Reforma da Igreja Cristã Ocidental (Católica), por parte de um importante grupo de teólogos e clérigos, entre os que se destacam o monge agostiniano Martinho Lutero, de quem as igrejas luteranas tomam seu nome. Porém, a maior parte dos cristãos europeus (especialmente na Europa meridional) não concordavam com as tentativas de reforma, o que produziu uma separação entre as emergentes igrejas reformadas e uma reformulada Igreja Católica Apostólica Romana, que reafirmou explícitamente todas aquelas doutrinas rechaçadas pelo protestantismo (Concílio de Trento).
Índice[esconder]
1 Definição
2 Ramos do Protestantismo
3 O Protestantismo no Brasil
4 Movimentos Teológicos de Origem Protestantes
5 Ver também
6 Ligações externas
//

[editar] Definição
O termo protestante surgiu como apelido pejorativo para aquele grupo de príncipes eleitores e cidades imperiais alemãs que se atreveram a expressar seu protesto, o testemunho público de objeção, na Dieta de Speyer de 1529, contra o Édito de Worms que proibía crer e ensinar as doutrinas luteranas naquelas localidades do Sacro Império Romano-Germânico onde ainda não eram conhecidas, mas que entregava completa liberdade ao clero romano para rebatê-las e persegui-las naquelas localidades do império onde já havia sido implantado.

[editar] Ramos do Protestantismo
Ver artigo principal: Igreja evangélica


Martinho Lutero
Na Suíça de fala alemã, Ulrico Zuínglio, Johannes Oekolampad e outros começaram também uma tentativa de reforma da Igreja católica, de caráter mais urbano e enriquecida pelo humanismo de Erasmo.
João Calvino foi o dirigente desta "segunda geração" da Reforma protestante, chamada popularmente calvinista. Esta corrente foi a mais dinâmica e internacional do Protestantismo entre os séculos XVI e XVII.
A Igreja da Inglaterra não se deixou influenciar num primeiro momento pelo protestantismo, mas depois de sua quebra com a Igreja de Roma, começou uma aproximação com os ideais reformados. Atualmente as igrejas da Comunhão Anglicana se declaram claramente reformadas.
Fora desse protestantismo, que muitos estudiosos denominam "magisterial", surgiu outro ramo que se distinguiu tanto do catolicismo romano como das igrejas protestantes de caráter nacional. Este ramo recebe o nome de Reforma Radical. O historiador George Williams distingue as seguintes correntes dentro desta Reforma: Espiritualistas, Racionalistas e Anabatistas. Os anabatistas rechaçaram a união da igreja e estado e repudiaram o batismo infantil, constituindo-se em igrejas independentes ou segregadas. A maior aportação à modernidade descansaria em sua persistente promoção da separação entre a igreja e o estado, a liberdade religiosa pessoal e o exercício de um governo plenamente democrático em suas congregações.
Alguns integrantes e representantes das igrejas batistas não se consideram integrantes do Protestantismo, pois asseguram que não surgiram de uma separação ou reforma da igreja católica, mas sim do desenvolvimento de grupos cristãos "primitivos".
A seguir, uma relação dos principais ramos do protestantismo:


João Calvino
Pré-Reforma
John Wyclif
Lollard ( movimento )
Valdenses
Hussitas
Reforma
Luteranismo
Calvinismo
Igrejas Reformadas
Presbiterianismo
Congregacionalismo
Anglicanismo
Anabaptismo
Desenvolvimento Posterior
Batistas
Metodismo
Adventismo
Desenvolvimento Recente
Pentecostalismo
Pentecostalismo Tradicional
Deutero-Pentecostalismo
Neo-Pentecostalismo

[editar] O Protestantismo no Brasil


Jan Hus
O Protestantismo chegou ao Brasil com viajantes e tentativas de colonização do Brasil por huguenotes (nome dado aos Reformados franceses) e Reformados holandeses e flamengos durante o período colonial. Esta tentativa não deixou frutos persistentes. Uma missão francesa enviada por João Calvino se estabeleceu, em 1557, numa das ilhas da Baía de Guanabara, fundando a França Antártica. No mesmo ano, esses calvinistas franceses realizaram o primeiro culto protestante no Brasil e, de acordo com alguns, da própria América. Mas, pela predominância católica, foram obrigados a defender sua fé ante as autoridades, elaborando a belíssima Confissão de Fé de Guanabara ( ver: Confissão da Guanabara ), assinando, com isso, sua sentença de morte, que causou o fim do movimento.
Com a vinda da família real portuguesa ao Brasil e abertura dos portos a nações amigas, através do Tratado de Comércio e Navegação comerciantes ingleses estabeleceram a Igreja Anglicana, em 1811. Seguiram a implantação de Igrejas de Imigração: Alemães trouxeram o Luteranismo em 1824.
Mais tarde missionários fundaram as igrejas Congregacional e a Presbiteriana, voltadas ao público brasileiro.
Em 1871 o primeiro grupo Batista se estabeleceu em Santa Barbara estado de São Paulo, fundaram em 10/09/1871 a Igreja Batista em Santa Bárbara, a primeira Igreja Batista em solo brasileiro (Pr. Richard Ratcliff; foram também fundadores da Primeira Igreja, entre eles estava o Pr. Robert Porter Thomas. O Pr. Thomas foi interino por diversas oportunidades tanto na Primeira Igreja quanto na Igreja da Estação (2ª.), fundada em 02/11/1879 (Pr. Elias Hoton Quillin). O pastorado interino do Pr. Thomas nas duas Igrejas somou cerca de 25 anos, As duas igrejas organizadas em Sta. Bárbara, S. Paulo, em 1871 e 1879, respectivamente, contribuíram com cinco de seus membros para a organização da Primeira Igreja Batista na Bahia, Salvador em 1882, ou seja, a terceira igreja batista em solo brasileiro: William Buck Bagby, esposa Anna Luther Bagby, Zachary Clay Taylor, esposa Kate Stevens Crawford e Antonio Teixeira de Albuquerque. Em 1907 fundava-se a Convenção Batista Brasileira.
Em 1910 o Brasil receberia o Pentecostalismo, com a chegada da Congregação Cristã no Brasil e da Assembléia de Deus. Esta, em particular, foi trazida ao Brasil por dois missionários suecos, Daniel Berg e Gunnar Vingren, e estabeleceu-se inicialmente no norte, no Pará. Em 1922 chega ao país o Exército de Salvação, igreja reformada de origem inglesa, pelas mãos de David Miche e esposa, um casal de missionários suíços.


Robert Reid Kalley
Em 1932 alguns ministros da Assembléia de Deus devolveram voluntariamente suas credenciais de obreiros e organizaram Igreja de Cristo no Brasil em Mossoró/RN.
Nos anos 1950 o pentecostalismo mudou-se com a influência de movimentos cura divina e expulsão de demônios, que geraram diferentes denominações tais como: Igreja Pentecostal O Brasil para Cristo fundada pelo já falecido missionário Manoel de Mello. Em 1962 surge a Igreja Pentecostal Deus é Amor, fundada pelo missionário David Miranda.
Também desta época surgiram outras igrejas, que mantiveram muitas características do protestantismo histórico mas adicionaram o fervor pentecostal, como exemplos, a Igreja Presbiteriana Renovada, a Convenção Batista Nacional e a Igreja do Evangelho Quadrangular, que chegou ao Brasil trazida pelos missionários Harold Edwin Williams e Jesus Hermírio Vaquez, que se instalaram inicialmente na cidade mineira de Poços de Caldas. A Igreja Cristã Maranata foi fundada em Outubro de 1968 no morro do Jaburuna em Vila Velha, Espírito Santo por quatro antigos membros da Igreja Presbiteriana do Centro de Vila Velha.
A década de 1970 viu nascer o movimento neopentecostal, com igrejas que enfatizam a prosperidade, como a Igreja Universal do Reino de Deus, fundada por Edir Macedo, em 1978; a Igreja Internacional da Graça de Deus, fundada por Romildo Ribeiro Soares, entre muitas outras. É também nessa década que mesmo a Igreja Católica Romana no Brasil começa a sofrer influência dos movimentos pentecostais através da Renovação Carismática Católica, um movimento originário dos EUA.
Recentemente cresceram as chamadas igrejas neopentecostais com foco nas classes média e alta, com um discurso mais liberado quanto aos costumes e menos ênfase nas manifestações pentecostais. Entre elas podemos citar a Igreja Apostólica Renascer em Cristo, fundada por Estevam e Sonia Hernandez, a Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra, fundada por Robson Rodovalho e a Igreja Evangélica Cristo Vive, fundada por Miguel Ângelo.

[editar] Movimentos Teológicos de Origem Protestantes
Pietismo
Evangelicalismo
Ecumenismo
Fundamentalismo cristão
Pentecostalismo
Neo-Ortodoxia
Liberalismo teológico

[editar] Ver também
Protestantes por país
Justificação (teologia) e Salvação
Museu Internacional da Reforma Protestante de Genebra
Bandeira Cristã

[editar] Ligações externas
A Reforma Religiosa
Museu internacional da Reforma Protestante
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Protestantismo"
Categorias: Reforma Protestante Protestantismo
Vistas
Artigo
Discussão
Editar
História
Ferramentas pessoais
Criar conta Entrar

if (window.isMSIE55) fixalpha();
Navegação
Página principal
Os melhores artigos
Eventos atuais
Página aleatória
Portais
colaboração
Portal comunitário
Mudanças recentes
Ajuda
Donativos
Busca

Ferramentas
Artigos afluentes
Novidades relacionadas
Carregar arquivo
Páginas especiais
Versão para impressão
Enlace permanente
Citar este artigo
Outras línguas
Afrikaans
العربية
Žemaitėška
Български
Bosanski
Català
Česky
Cymraeg
Dansk
Deutsch
Ελληνικά
English
Esperanto
Español
Eesti
Euskara
فارسی
Suomi
Français
Arpetan
Furlan
Gaeilge
Galego
Hak-kâ-fa
עברית
Hrvatski
Magyar
Interlingua
Bahasa Indonesia
Íslenska
Italiano
日本語
Basa Jawa
ქართული
한국어
Latina
Lëtzebuergesch
Lietuvių
Latviešu
Basa Banyumasan
Malagasy
Македонски
Bahasa Melayu
Nedersaksisch
Nederlands
‪Norsk (nynorsk)‬
‪Norsk (bokmål)‬
Occitan
Polski
Runa Simi
Română
Русский
Sicilianu
Scots
Srpskohrvatski / Српскохрватски
Simple English
Slovenčina
Slovenščina
Српски / Srpski
Svenska
ไทย
Tok Pisin
Türkçe
Українська
Tiếng Việt
中文


Esta página foi modificada pela última vez a 22h46min, 7 de Fevereiro de 2008.
O texto desta página está sob a GNU Free Documentation License.Os direitos autorais de todas as contribuições para a Wikipédia pertencem aos seus respectivos autores (mais informações em direitos autorais).
Política de privacidade
Sobre a Wikipédia
Avisos gerais
if (window.runOnloadHook) runOnloadHook();

Um comentário:

elo disse...

O protestantismo foi um movimento que sobreviveu pela resistência de seus idealizadores e membros no qual o principal deles Martinho Lutero teólogo por formação observou que a maioria das doutrinas da igreja católica não se baseavam na bíblia resolvendo assim protestar contra o mesmo reformando a igreja.Logo em seguida veio João Calvino da segunda geração do protestantismo iniciando uma expanção internacional do movimento nos séc. xvi e xvii que em seguida reformados fraceses e holandeses chamados de huguenotes,e também ingleses,alemães,suecos,norte- americanos, implantaram o protestantismo no Brasil desencadeando mini-reformas ou seja fragmentaçãoes ao longo das décadas do sec.xx como o pentecostialismo e o neo-pentecostialismo com isso o evangélio é pregado em todo território brasileiro e para mundo.