19 de fev. de 2008

Física


Física
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Wikipédia possui oPortal de física
{{{Portal2}}}
{{{Portal3}}}
{{{Portal4}}}
{{{Portal5}}}
Física é a ciência que trata dos componentes fundamentais do Universo, as forças que eles exercem, e os resultados destas forças. O termo vem do grego φύσις (physike), que significa natureza, pois nos seus primórdios ela estudava indistintamente muitos aspectos do mundo natural. A Física difere da Química ao lidar menos com substâncias específicas e mais com a matéria em geral, embora existam áreas que se cruzem como a Físico-química (intimidade da matéria). Desta forma, os físicos estudam uma vasta gama de fenômenos físicos em diversas escalas de comprimento: das partículas subatômicas das quais toda a materia é originada até o comportamento do universo material como um todo (Cosmologia).
Como ciência, a Física faz uso do método científico. Baseia-se essencialmente na Matemática e na Lógica quando da formulação de seus conceitos.
Índice[esconder]
1 Divisões
1.1 Áreas da Física
2 Filosofia da Física
3 Ver também
4 Ligações externas
//

[editar] Divisões
Um sistema de divisão da Física pode ser feito levando-se em conta a magnitude do objeto em análise. A física quântica trata do universo do muito pequeno, dos átomos e das partículas que compõem os átomos; a física clássica trata dos objetos que encontramos no nosso dia-a-dia; e a física relativística trata de situações que envolvem grandes quantidades de matéria e energia.
A divisão mais tradicional, no entanto, é aquela feita de acordo com as propriedades mais estudadas nos fenômenos. Daí temos a Mecânica, quando se estudam objetos a partir de seu movimento ou ausência de movimento, e também as condições que provocam esse movimento; a Termodinâmica, quando se estudam o calor, o trabalho, as propriedades das substâncias, os processos que as envolvem e as transformações de uma forma de energia em outra; o Electromagnetismo quando se analisam as propriedades elétricas, aquelas que existem em função do fluxo de elétrons nos corpos; a Ondulatória, que estuda a propagação de energia pelo espaço; a Óptica, que estuda os objetos a partir de suas impressões visuais; a Acústica, que estuda os objetos a partir das impressões sonoras; e mais algumas outras divisões menores.

[editar] Áreas da Física
Áreas principais
Mecânica
Cinemática
Dinâmica
Estática
Hidrostática
Hidrodinâmica
Aerostática
Aerodinâmica
Termologia
Termodinâmica
Calorimetria
Ondulatória
Acústica
Óptica
Electromagnetismo
Magnetismo
Eletricidade
Fìsica de Semicondutores
Física Moderna
Teoria da relatividade
Relatividade geral
Relatividade restrita
Física de Partículas
Física Subatômica
Física Atômica
Física Molecular
Física Nuclear
Mecânica Quântica
Mecânica Estatística
Aplicações na tecnologia
Eletrônica
Física computacional
Outras áreas
Física de Materiais
Mecânica estatística
Física Matemática
Física de Plasmas
Oceanografia
Econofísica
Física atmosférica
Aplicações em outras ciências
Físico-química (na química)
Astrofísica (na astronomia)
Geofísica (na geologia)
Biofísica (na biologia)
Física Médica (na medicina)
Agrofísica (na agronomia)

[editar] Filosofia da Física
Muito sobre a filosofia que envolve a física pode ser encontrado em Filosofia, Metafísica, Ciência e método científico. Entretanto, existem filosofias peculiares da Física.
Um exemplo de filosofia física é o Determinismo Científico, que diz que tudo que existe não passa de partículas e que o movimento dessas partículas é determinado para sempre quando determina-se a posição e a velocidade da partícula no momento atual. Ou seja, conhecendo a posição de todas as coisas e a sua velocidade, poderia se conhecer todo o passado e o futuro. O determinismo stricto sensu não existe na Física Quântica, pela qual só se pode determinar probabilidades de posições e velocidades, nunca valores exatos.
Um exemplo de filosofia muito forte entre os físicos é o Reducionismo. Segundo essa linha de pensamento, é possível escrever leis básicas que descrevem o comportamento do Universo. Todo tipo de conhecimento poderia ser reduzido a essas leis básicas. Por exemplo, acredita-se que todos os fenômenos químicos possam ser deduzidos da Física Quântica, se o número de cálculos envolvidos for viável. Um dos propósitos da Física, talvez o principal, é encontrar essas leis básicas que regem o Universo. O Reducionismo coloca a Física na posição da ciência mais básica de todas, pois a partir dela seria possível se obter todas as outras. Isso quer dizer que todos os conceitos das outras ciências poderiam ser reduzidos a conceitos físicos. Entretanto, ao contrário do que pode parecer, essa visão não tenta caracterizar as outras ciências como inúteis, pois o conhecimento das leis básicas não garante que seja viável tratar sistemas complexos sem se utilizar de conceitos derivados delas. Por exemplo, muitos conceitos da Química são úteis porque não é viável nem necessário tratar os sistemas puramente com Física Quântica.

[editar] Ver também
Problemas não solucionados da Física
Olimpíada Brasileira de Física
Unidades de medida
Lista de grupos de pesquisa em física
Vector (espacial)

[editar] Ligações externas

O Wikcionário possui o verbete: Física

O Wikilivros possui livros e publicações sobre: Física

Campos de estudo da FísicaAcústica Electromagnetismo Eletrônica Ondulatória Óptica TermologiaAstrofísica Biofísica Físico-química Geofísica Física médica
Física: Moderna Atômica Molecular Nuclear de Partículas da matéria condensada
Mecânica: Clássica dos Fluidos Quântica
Relatividade: Geral Restrita

Campos de estudo das ciências
Matemática Filosofia
Ciências Naturais: Astronomia Biologia Geologia Geografia Física Paleontologia Química
Ciências Sociais: Antropologia Comunicação Direito Economia Educação Física Educação História Lingüística Política Sociologia
Ciências Aplicadas: Administração Agronomia Arquitectura e Urbanismo Computação Design Engenharia Farmacologia Medicina Nutrição Tecnologia
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%ADsica"
Categorias: Ciências exatas Ciências físicas Física
Vistas
Artigo
Discussão
Editar
História
Ferramentas pessoais
Criar conta Entrar

if (window.isMSIE55) fixalpha();
Navegação
Página principal
Os melhores artigos
Eventos atuais
Página aleatória
Portais
colaboração
Portal comunitário
Mudanças recentes
Ajuda
Donativos
Busca

Ferramentas
Artigos afluentes
Novidades relacionadas
Carregar arquivo
Páginas especiais
Versão para impressão
Enlace permanente
Citar este artigo


Esta página foi modificada pela última vez a 18h39min, 18 de Fevereiro de 2008.
O texto desta página está sob a GNU Free Documentation License.Os direitos autorais de todas as contribuições para a Wikipédia pertencem aos seus respectivos autores (mais informações em direitos autorais).
Política de privacidade
Sobre a Wikipédia
Avisos gerais
if (window.runOnloadHook) runOnloadHook();

Nenhum comentário: